Yellow arrow

29nov08

por Daniel Toledo

arrow13

O Yellow Arrow é um projeto global de arte pública dedicado ao compartilhamento de experiências locais, engrossando o coro daqueles que se interessam pela veiculação de mensagens não-publicitárias nos espaços de convivência da cidade. Ao combinar stickers, telefones celulares e uma crescente comunidade internacional, o projeto transforma paisagens urbanas em mapas de experiências e impressões pessoais, de histórias e lendas locais que povoam os espaços da vida cotidiana. A iniciativa teve origem em 2004, em uma pequena região de Manhattan, e atualmente conta com ações em mais de 35 países e 380 cidades do mundo.

Em linhas gerais, o processo tem início quando um participante do projeto afixa em determinado ponto da cidade uma seta amarela com um código único e, em seguida, envia por SMS um pequeno texto à central do projeto. Sempre inspirados por elementos materiais dos locais onde são afixados, esses textos variam entre pequenos fragmentos poéticos, histórias pessoais e propostas de ação. Quando outra pessoa encontra a Yellow Arrow, ela envia uma mensagem o código da seta para o número da central e imediatamente recebe um SMS com o texto previamente cadastrado. Para facilitar o encontro com as milhares de setas espalhadas pelo mundo, o site do projeto disponibiliza a localização da maioria delas.

arrow2

O projeto baseia-se na idéia de que cada lugar pode se distinguir e despertar o interesse do transeunte quando visto a partir das diversas experiências que ali se processam sem, no entanto, se materializar. Nesse sentido, o projeto permite que qualquer lugar ganhe atratividade, oferecendo-se ao pedestre como um lugar de experiência – e não apenas um ponto de passagem. Nas palavras do arqueólogo cultural Michael Shanks, o projeto é um exemplo de “mapeamento profundo de experiências culturais; uma cartografia da intimidade, do cotidiano, do monumental, do efêmero, da época”.

Anúncios


No Responses Yet to “Yellow arrow”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: