Arte pública para o público

19nov08

por Daniel Toledo

paisagem

Desde 1997, a Fundação Bienal do Mercosul, originada em Porto Alegre, vem realizando exposições regulares que trazem obras de arte contemporânea para espaços públicos da cidade, deslocando os olhares e os comportamentos do transeunte acostumado. Uma particularidade bastante interessante das exposições realizadas pela instituição é a criação de algumas obras permanentes, ou seja, que permanecem instaladas na cidade após o término do evento.

A curadoria da 5ª edição do evento, realizada em 2005, introduziu uma nova exigência aos artistas convidados: que as obras criadas substituíssem a relação contemplativa pela possibilidade de uso prático e literal pelos freqüentadores do lugar. Essa proposta deu origem a quatro obras que permanecem instaladas em um dos mais importantes espaços públicos de convivência na capital gaúcha, situado nas margens do Rio Guaíba. As obras selecionadas foram: Cascata, de Carmela Gross; Espelho rápido, de Waltércio Caldas; Olhos Atentos, de José Resende; e Paisagem, de Mauro Fuke.

paisagem2

Para criar sua obra, o escultor gaúcho Mauro Fuke baseou-se no comportamento dos freqüentadores do lugar e na sua experiência de criação com softwares tridimensionais. Fuke desenvolveu uma estrutura dividida em três seções e composta por 648 blocos de concreto com alturas variadas, convidando o freqüentador a sentar-se e estabelecer uma nova relação com o rio e o lugar. É justamente a partir dessa ocupação que a obra ganha relevância e fortalece seu sentido, reconhecendo o espírito do lugar, garantindo a visibilidade dos seus usos e criando novas possibilidades de ocupação da grande faixa que separa a calçada e as águas do rio.

Anúncios


No Responses Yet to “Arte pública para o público”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: