Lilly McElroy

12nov08

por Daniel Toledo

lilly1

A performer norte-americana Lilly McElroy iniciou sua formação artística em 2003 e desde então vem criando instalações, performances e vídeo-performances. Por meio de elementos ao mesmo tempo bem-humorados e extremamente confessionais, a obra de McElroy aborda a distância que existe entre as pessoas e das formas – mais ou menos heterodoxas – de encurtar ou aumentar essa distância. Para tratar dessa heterodoxia, a performer expõe poeticamente a própria falta de traquejo com os jogos sociais.

Uma mulher que oferece seus braços a estranhos, uma mulher que deita-se de camisola em qualquer lugar ou uma outra que, diante de um homem qualquer, pergunta: “Posso me jogar em você?”. Esses são alguns dos trabalhos performáticos de McElroy, caracterizados pela ocupação de espaços não-convencionais (bares, boates, lavanderias e saguões de hotéis, entre outros) e pela exacerbação de situações relativamente banais, para que delas possam ser extraídas imagens marcantes e significados diversos.

lilly21

Outro traço interessante na obra de Lilly McElroy refere-se aos registros das performances, geralmente realizados em fotografia ou vídeo. Mais do que meros registros, as imagens parecem recriar as obras e, em certa medida, ultrapassá-las. Por meio da justaposição de situações equivalentes, alguns trabalhos ganham uma segunda camada de compreensão, muitas vezes acentuando seus significados e proporcionando aos espectadores uma nova experiência.

Anúncios


No Responses Yet to “Lilly McElroy”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: