Embâcle

08nov08

por Daniel Toledo

embacle

Embâcle é uma palavra da língua francesa referente às placas de gelo que, nas temperaturas baixas de inverno, formam-se sobre os rios. Bouscueil, por sua vez, é o termo que remete ao momento do ano em que essas placas se soltam e passam a flutuar sobre os rios, o que geralmente acontece na primavera. A partir de um olhar poético sobre essa dinâmica, o artista plástico canadense Charles Daudelin criou, em 1981, uma das mais interessantes obras de arte pública em território francês.

O Embâcle parisiense transforma a cidade em uma grande placa de gelo que flutua sobre águas calmas, reveladas pelas quatro seções de bronze que, sem anúncio ou pedestal, erguem-se na esquina entre o Boulevard Saint Germain e a Rue Bonaparte. Classificado sob a linha tênue que separa monumentos e obras de arte pública, o Embâcle de Daudelin funda a Place du Québec e oferece-se abertamente aos frequentadores do lugar: como uma provocação, um enigma ou mesmo uma homenagem da província de Québec, no Canadá, à cidade de Paris.

eclatement

Mais tarde, em 1998, o artista inspirou-se no mesmo fenômeno natural para criar a fonte Éclatement II, instalada na cidade de Quebec, fortalecendo as relações simbólicas entre os dois pólos de francofonia. Nascido em 1920, Charles Daudelin foi um dos primeiros escultores a investir na integração entre ambientes públicos, arquitetura e trabalhos artísticos, principalmente nas cidades de Montreal e Québec. O Embâcle, no entanto, é uma de suas obras mais conhecidas e admiradas – inclusive pelas crianças parisienses que, especialmente no verão, divertem-se com a água esguichada pelo “buraco” na calçada.

Anúncios


No Responses Yet to “Embâcle”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: