Daniel Toledo e o homem espelho

05nov08

por Daniel Toledo

espelho

Coincidências à parte, o artista carioca Daniel Toledo apresentou pela primeira vez a performance “O homem espelho” em 2004. Em algumas palavras, trata-se de um homem “invisível” que passeia pela cidade vestindo uma roupa e um escafandro completamente cobertos por cacos de espelho. Incorporando algo dos parangolés de Oiticica, o artista supera a idéia de escultura e define a obra como um objeto a ser ativado. Nesse sentido, acrescenta que a obra só existe enquanto as pessoas se relacionam com ela – seja como espectadores ou como reflexos nos cacos.

É impossível apreender qualquer característica própria ao homem espelho, qualquer faceta do seu “mundo interno”. Quem procura algo nele só encontra a si mesmo e aos cacos de outros; não há nada que seja próprio do homem espelho, se não a sua habilidade de chamar atenção para as pessoas que não se encontram e os olhares que, na cidade, não se cruzam. Com sua armadura feita de espelhos, o artista já levou a performance às ruas de Caracas, na Venezuela, e de Paris, na França.

herois1

Nascido em 1981, formado pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e integrante do coletivo Opavivará, o artista desenvolve ainda trabalhos relacionados a fotografia, ilustração e intervenções urbanas, usando diversos suportes e materiais. Monumentos esteticamente interditados, transfigurações em fotos de família e um homem coisa não-identificado, aparentemente feito de estopa. Observa-se um claro desejo de aproximar a arte da vida cotidiana, num processo que Fernando Cocchiarale, professor, crítico de arte e freqüente comentador da obra de Daniel Toledo, caracteriza como um “transbordamento, e não uma ruptura, em relação à geração dos anos 60”.

Anúncios


One Response to “Daniel Toledo e o homem espelho”

  1. Bom dia, publiquei um texto em meu Blog e coloquei esta foto sua, coloquei com as referencias, então estou aqui avisando… Se quiser que eu retire, tudo bem, é só pedir…

    Abraços


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: