Zeitfeld (campo temporário)

02nov08

por Daniel Toledo

A Bundesgartenschau, ou simplesmente BUGA, é uma importante feira de horticultura e paisagismo que acontece na Alemanha a cada dois anos. A edição de 1987 foi realizada em Düsseldorf e, por conta disso, o artista plástico alemão Klaus Rinke recebeu do Düsseldorf City Council a encomenda de uma obra de arte a ser permanentemente instalada no parque que abrigaria a feira.

Rinke já desenvolvia um trabalho cuja temática freqüentemente perpassava as noções de tempo e duração, assinaladas pela presença marcante do tradicional relógio que aparece em todas as estações ferroviárias alemãs. Para o antigo parque da cidade, o artista propôs a construção de um “campo temporário” – ou Zeitfeld – composto com 24 relógios ferroviários com cerca de cinco metros de altura, em perfeitos funcionamento e sincronicidade. Apesar de ter exigido a criação de uma área livre para a instalação dos relógios e a relocação da principal entrada do parque, a obra foi concluída em menos de um ano e desde então tem sido recebida de um modo extremamente positivo pela população da cidade.

Nas palavras do próprio artista, os espectadores mais privilegiados são os passageiros do trem que atravessa a cidade de Düsseldorf à meia-noite. Nessa situação, só é possível enxergar os 24 visores perfeitamente sincronizados e iluminados de maneira que parecem flutuar sobre o parque. Ao longo do dia, por outro lado, é interessante observar as crianças que brincam no parque, os jovens que ali se reúnem e as mães que levam seus filhos para passear. A justaposição entre o tom dessas cenas e a rigidez com que se movem os relógios estabelece duas temporalidades distintas e evidenciam, para o espectador mais atento, que nem todos os momentos são regidos pelos ponteiros de um relógio.

Anúncios


No Responses Yet to “Zeitfeld (campo temporário)”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: