Place Igor Stravinsky

22out08

por Daniel Toledo

O Centre Pompidou, um dos principais centros culturais e pontos turísticos de Paris, conta com uma extensa praça exterior onde artistas mambembes costumam apresentar suas obras. Trata-se da Praça Igor Stravinsky, organizada em torno de uma fonte que, em 1982, recebeu dezesseis esculturas criadas por Jean Tinguely e Niki de Saint Phalle. Em vias de completar trinta anos, essas esculturas têm encantado o público turístico, mas são, até hoje, vistas com desconfiança por uma grande parte da população parisiense.

Claramente influenciados e ispirados pela rebeldia dadaísta, o casal de artistas ocupou a fonte com uma composição de esculturas que estabelece um nítido contraste com o tradicional conjunto arquitetônico da região – o qual, cinco anos antes, havia recebido com igual estrondo o próprio Centre Pompidou. Em vez de estáticos anjos, deuses, guerreiros e cavalos feitos de pedra e mármore, Tinguely e de Saint Phalle optaram pela instalação de peças lúdicas, divertidas, que se movimentam por meio de uma engrenagem visível e cujos significados, numa primeira leitura, são apreendidos com facilidade. Que tal uma cabeça de elefante, um chapéu de palhaço, uma grande boca vermelha, um coração colorido? Que tal se todas essas peças esguichassem água, como numa fonte tradicional?

É difícil negar a experiência irrestrita e imediata provocada pela fonte. Por outro lado, vale lembrar que as esculturas criadas por Tinguely e de Saint Phalle foram inspiradas na música de Stravinski. Finalmente, e para confirmar as diversas camadas que compõem as mais ricas obras de arte, certamente terá um prazeroso trabalho aquele que se dedicar a multiplicar a crítica contida na fonte, aquele que se permitir experimentar a ironia da obra em relação à ordem e à seriedade do entorno.

Anúncios


No Responses Yet to “Place Igor Stravinsky”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: