Improv everywhere

23ago08
por Daniel Toledo
O coletivo Improv Everywhere foi criado em Nova York pelo performer e professor de improvisação Charlie Todd, que atualmente leciona na UCB Theatre. Ao longo de oito anos de atuação, o grupo já realizou mais de 70 missões envolvendo milhares de pessoas em diversas cidades norte-americanas. O conceito das missões é bastante simples: criar, por meio de situações inusitadas, momentos de caos e diversão em meio a ambientes públicos.
Centenas de pessoas que “congelam” ao mesmo tempo em uma estação de trem, dezenas de gêmeos que vestem-se exatamente da mesma forma e sentam-se frente a frente em um vagão do metrô, um performer que se apresenta como o escritor russo Anton Chekov e oferece autógrafos a desavisados transeuntes: esse é o espírito do grupo, que reúne em seu site excelentes registros – fotográficos e audiovisuais – de todas as missões realizadas.
Apesar de basear suas intervenções em estratégias pré-determinadas, o grupo se apropria de técnicas de improvisação ao enfrentar as imprevisíveis reações do público durante a realização das missões. Enquanto a criação das cenas testa a criatividade dos performers, a sua realização coloca à prova muitas das habilidades desenvolvidas e praticadas na UCB Theatre.
Segundo o idealizador Charlie Todd, a idéia de “diversão organizada” pode ser tratada como eixo central do grupo, que busca motivar seus espectadores a perceberem o mundo que está a sua volta e as possibilidades que nesse mundo se escondem. Por meio de espetáculos instantâneos em pontos de passagem da cidade, o grupo tenta modificar o olhar dos transeuntes sobre esses espaços e acrescentar à vida de cada espectador uma experiência que poderá ser lembrada por muitos anos.
Anúncios


One Response to “Improv everywhere”

  1. Daniel,

    Genial essa postagem. Um outro uso da improvisação: modificar o olhar das pessoas sobre o cotidiano da cidade. E o que é mais interessante: com eficácia. Digo isso porque a caracterização dos performers (na foto) já cria uma imagem, uma paisagem.

    Abraços

    Luiz Carlos Garrocho


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: