Movasse no Mercado Central

19jul08

por Mariana Lage

Grupo selecionado para o Laboratório: textualidades cênicas contemporâneas deste ano, o Movasse – Coletivo de criação em dança pensa a composição cênica a partir das relações e transformações mútuas entre o corpo e o espaço de intervenção. “Desde a criação do ‘Imagens Deslocadas’, realizado por meio do Rumos Itaú Cultural de 2007, vimos nos interessando pela informação que o espaço nos oferece. E principalmente sobre como o corpo processa esta informação, ligada à improvisação. Sobre qual seria a sensação gerada e percebida pelo artista e pelo espectador”. Como esse corpo anda com essa bagagem? De que forma o espaço grava-se no corpo dos bailarinos? Estas foram algumas das preocupações apontadas pelos bailarinos Carlos Arão (PB), Andréa Anhaia (PE), Ester França (MG) e Fábio Dornas (MG).

É também desde o espetáculo ‘Imagens Deslocadas’ que o grupo tem se voltado para a pesquisa e utilização de ambientes não-convencionais como museus, marquises e espaços urbanos na apresentação e criação de espetáculos, performances e intervenções. Planejada para acontecer no Mercado Central em horário comercial de um dia de semana, a proposta dos bailarinos para o Laborátorio não deixa de lado o fator público. Comerciantes, compradores, transeuntes são considerados aqui como agentes da intervenção, como elemento de instabilidade e fonte de pesquisa para a proposição artística. Segundo Ester França, o tema que perpassa a investigação deste trabalho é o universo dos contos de fadas, pensado a partir das polaridades entre a fantasia e a realidade, o medieval e o contemporâneo.

“Em primeiro lugar estamos freqüentando o Mercado Central para ver o que este espaço nos sugere, quem é o público, como são suas instalações, quais os lugares que serão ocupados e, principalmente, como transformar aquele espaço”.

Além da presença marcante do corpo, do espaço e do público-agente, o coletivo destaca outros elementos que despontam em suas estratégias de ação cênica. “As artes plásticas e a dramaturgia por enquanto estão aparecendo com mais força, mas sempre trazendo o corpo para a discussão. O maior desafio é interagir com as outras áreas sem perder o nosso principal meio de expressão, que é o corpo, seja através do movimento ou da imagem”.

Sobre as impressões iniciais acerca do espaço de intervenção escolhido, Andrea comenta: “O Mercado Central é um lugar extremamente movimentado, em que é difícil se localizar e se deslocar. É um grande labirinto cheio de cores, aromas e texturas. Muita oferta e procura de produtos de todos os tipos. Os grandes mercados antecedem Jesus Cristo e isso quer dizer que comprar, vender e trocar são ações repetidas pelo homem ao longo de mais de 2000 anos. Esses locais possuem personalidades que são quase personagens endêmicos do mercado. Todas estas características e imagens se juntam como uma colcha de retalhos para o nosso processo artístico. No momento devido, um tema ou outro será escolhido como estímulo para o trabalho”.

Além do coletivo de criação, o grupo mantém o Espaço Movasse, onde promove cursos de dança moderna, clássica e contemporânea. Conheça mais sobre o trabalho do Movasse no site do grupo.

Anúncios


One Response to “Movasse no Mercado Central”

  1. Mariana e Daniel,

    Converse:Arte está cada vez com conteúdos mais interessantes. E bonito!

    Parabéns pelo trabalho. Temos mais informações sobre arte contemporânea, ultrapassando, ou atravessando (é melhor!) os projetos Momentum, Improvisões e Laboratório. Questões de uma arte expandida, no seu conceito, nas suas fronteiras, no seu alcance. Os links nos textos, também, estão apontando para páginas de conteúdo denso.

    Abraços


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: