Happening, Performance e Composição no Instante

13jul08

por Mariana Lage

happening

No livro “Performance como Linguagem”, uma das primeiras cautelas de Renato Cohen é atentar para a diferenciação entre performance e happening. Segundo o teórico, “o que caracteriza a passagem do happening para a performance é o aumento da preparação em detrimento do improviso e da espontaneidade”. Diferentemente do happening, a performance apresenta uma relação direta com a expressão cênica, na qual estão envolvidos o atuante (o artista performer), o texto (aberto, mas ao mesmo tempo meditado e trabalhado para um espaço e tempo definidos) e o espectador (o qual pode assumir tanto a postura de testemunha quanto de participante).

Em seu site, na seção ‘Trajetória’, Dudude Herrmann lembra rapidamente a definição de composição no instante. Uma composição “onde a escrita e o diálogo com o instante fazem o evento transformar em tempo presente a arte do improvisador. O inusitado, o efêmero, o acontecimento, que em determinado ato faz ações do presente se tornarem inesquecíveis, tanto para os olhos e corpos de quem vê quanto para o artista que transcreve corporalmente o diálogo do instante”.

Comentando as apresentações da última edição do Momentum, Luiz Carlos Garrocho traça em seu blog algumas proposições deste procedimento. “O que conta é justo a velocidade de compor no aqui-e-agora, diante do público. Um dos caminhos trilhados na dança improvisacional contemporânea exercita-se menos no não programado e mais na tentativa de incorporar a indeterminação, para lembrar John Cage”.

Conceito-norte do projeto Momentum, em breve, entre 5 e 9 de agosto, teremos oportunidade de testemunhar, participar e discutir algumas composições no instante.

Para relembrar, no projeto Momentum, três bailarinos/performers que não estam habituados a trabalharem entre si são convidados a criar e compor uma obra diante do público. Cada trio de bailarinos têm apenas uma tarde para se preparar e negociar o uso do espaço, equipamentos, iluminação, sonoplastia etc.

Anúncios


No Responses Yet to “Happening, Performance e Composição no Instante”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: