Paisagens Sonoras Imaginárias

25jun08

por Mariana Lage

Compositor, músico, performer e artista sonoro, Luca Forcucci chegou ao Brasil acompanhando Johannes Birringer no workshop “Limiares da Performance”. Enquanto Birringer enfatizou a utilização de diversas mídias na composição da performance interativa e multimidiática, Forcucci encarregou-se das construções de paisagens sonoras.

Geografias sonoras, fotogramas do som, o espaço como elemento de composição, o som como material a ser esculpido e as relações entre arquitetura, urbanismo, som e acústica foram conceitos expostos por Forcucci antes da apresentação um de seus trabalhos no terceiro dia do evento.

Durante a exposição dos conceitos, o artista marcou a distinção entre “hear”, como faculdade fisiológica do corpo, e “listen to”, como ato filosófico. Defendeu ainda a idéia do corpo como interface entre a experiência física e o entendimento mental.

Sensoriais e influenciadas pela Nova Música e a Eletroacústica, as paisagens sonoras imaginárias funcionam como construção de espaços da experiência estética e promovem a imersão sinestésica do receptor. Pequenas frases ao longo da composição contribuem para percepção mais abrangente de nossa experiência cognitiva e estética.

John Cage, Ryoji Ikeda, Marianne Amancher, Max Neuhaus, Edgard Varèse, Le Corbusier e Iannis Xenakis foram algumas influências artísticas citadas.

Em seu site, o compositor e performer descreve suas obras como tentativa de criar uma espécie de jornada física e sonora:“Minha idéia não é construir uma ‘ambientação sonora’, mas descobrir a musicalidade interna aos espaços e à natureza”.

Para ouvir e ver mais:

http://www.myspace.com/lucalyptus
http://www.myspace.com/2humansthecosmos
http://www.youtube.com/watch?v=DWFmBqtMHWw
http://www.youtube.com/watch?v=l1pTivPlnhI

Anúncios


One Response to “Paisagens Sonoras Imaginárias”

  1. Obrigado !

    I had such a great time here in Belo Horizonte. I met so many people and they drived me around this very interesting town.

    I was lucky enough to visit the Pallacio das artes from inside out and It was beautiful, but I’ve been also in the wonderful cafes all around Belo Horizonte (even eated a vegetarian Feijoada !!!!)

    This town is wonderful and the people amazing.

    L


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: